Por DCTech Systems / Publicado em 25/10/2023
Robôs Colaborativos e o Futuro da Produtividade
No nosso segundo artigo sobre inovações na indústria, vamos explorar os Robôs Colaborativos, também conhecidos como Cobots. Esses robôs de nível industrial foram projetados para permitir a interação direta com os seres humanos, eliminando a necessidade de barreiras de proteção graças aos seus sensores que detectam a presença de pessoas nas proximidades. Os Cobots representam a evolução natural da automação industrial, com foco na colaboração e automatização.
O Que os Cobots Podem Fazer?
Os Cobots são altamente versáteis e ideais para liberar sua equipe de tarefas repetitivas, entediantes, perigosas ou pesadas. Eles podem realizar:
-
Operações repetitivas: Com diferentes graus de repetibilidade dependendo do modelo, os Cobots podem executar os mesmos movimentos por horas a fio, operando até mesmo 24 horas por dia.
-
Operações não ergonômicas: Eliminando riscos à saúde relacionados a posturas forçadas, movimentos repetitivos, manipulação de cargas pesadas e aplicação de força em tarefas específicas.
-
Atuando em tarefas com menor complexidade: Os Cobots possibilitam aos trabalhadores se dedicarem a tarefas mais estratégicas, resultando na diminuição de gastos relacionados a erros de operação, interrupções na produção e retrabalho.
-
Diferentes tarefas de precisão, como soldagem e aparafusamento, além de operações delicadas em equipamentos eletrônicos e outros produtos sensíveis.
Vantagens dos Robôs Colaborativos
Além das capacidades mencionadas, os Robôs Colaborativos oferecem uma série de vantagens, incluindo:
-
Instalação rápida e facilidade de fixação em máquinas ou linhas de produção com apenas alguns parafusos.
-
Flexibilidade na programação e realocação para diferentes tarefas.
-
Segurança colaborativa: Os Cobots reduzem a velocidade ou param quando detectam a proximidade de um colaborador humano, garantindo um ambiente de trabalho seguro.
-
Economia de espaço: Como não requerem barreiras de segurança, ocupam pouco espaço.
Aplicações dos Robôs Colaborativos na Indústria
Os Robôs Colaborativos apresentam uma extensa variedade de aplicações na indústria. Eles têm a capacidade de desempenhar praticamente qualquer função dentro dos limites de programação e capacidade de carga estabelecidos.
Pick & Place: Transferência, Classificação, Embalagem, Rotulagem.
Alimentação de Máquinas: CNC, Fundição de Metal, IMM, Prensa.
Inspeção de qualidade: Testar, Inspecionar, Medir.
Mobilidade: Podem ser montados em AGVs e AMRs.
Paletização: Empilhamento padronizado.
Aparafusamento: Encaixe e fixação de componentes.
Aplicação de Químicos: Colagem, Pintura, Pulverização, Imersão.
Remoção e Acabamento de Material: Lixar, polir, furar, fresar.
Alimentício: Preparar, Cozinhar, Servir.
Outros: Esta lista de aplicações não abrange todas as possibilidades. Na verdade, muitas outras aplicações bem-sucedidas já foram realizadas com os Cobots, como o reabastecimento de veículos e podemos esperar que surjam ainda mais aplicações no futuro, algumas das quais podem até ser inimagináveis neste momento.
Elite Robots
A DCTech Systems atua como Distribuidor Master da Elite Robots no Brasil, que é líder na fabricação de robôs colaborativos. Seus robôs, leves, rápidos e fáceis de usar, são reconhecidos pela confiabilidade e economia que oferecem. Tanto a família EC quanto a família CS estão disponíveis no Brasil à pronta-entrega:
- Carga útil de até 25 kg
- Alcance de até 1.900 mm
- Amplitude de movimento de ± 360°
- Repetibilidade de ± 0,03 mm
- Velocidade de até 3,2 m/s
Para saber mais, consulte um de nossos especialistas e agende uma demonstração. Clique aqui!
Na próxima semana, continuaremos nossa série sobre inovações na indústria, com um foco especial nas garras robóticas sensíveis, conhecidas como Soft Grippers. Lembre-se de que os robôs colaborativos da Elite Robots podem trabalhar em conjunto com diferentes tipos de garras robóticas.
Se você está gostando do nosso conteúdo, mantenha-se atualizado nas nossas redes sociais e continue acompanhando nosso blog.