Distribuidor Autorizado

Como a automação pode beneficiar a indústria

Automação pode beneficiar a indústria? Cada vez mais a indústria busca em seus processos a melhoria da eficiência e da produtividade, o que mostra o desejo do setor em atender a demanda de consumidores mais atentos à qualidade dos produtos. Para alcançar essa melhoria, as empresas estão ampliando o investimento em tecnologias avançadas, caracterizadas na Indústria 4.0. 

Fazem parte desta transformação, a internet das coisas, a inteligência artificial e a automação inteligente, sendo esta última utilizada em processos e tarefas repetitivos para melhorar a velocidade e a segurança na fabricação de peças ou produtos.

Como conceito, podemos caracterizar a Automação em um sistema que verifica seu próprio funcionamento, faz medições e correções sem a interferência do Homem. Portanto, quando falamos em automatização dos processos fabris e a consequente redução do esforço humano, raciocinamos sobre um processo que ganha mais segurança na execução das tarefas, uma vez que serviços considerados perigosos podem ser eliminados ou simplificados.

Início da automação industrial

Para entendermos melhor essa eficiência é preciso recordarmos que, desde o século XVIII, as empresas buscam avanços na área de automação. Naquele período, o sistema de produção agrária e artesanal começou a se tornar industrial, principalmente na Inglaterra. Lá, foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos e as máquinas foram adaptadas para substituir as atividades manuais, aumentando assim a eficiência da produção. As ações eram controladas por peças mecânicas, que “automatizavam” as etapas mais repetitivas do trabalho.

Depois, muitos avanços tecnológicos ocorreram durante a primeira revolução industrial, como a substituição da energia muscular ou hidráulica pela energia a vapor. Na década de 1970, os primeiros computadores começaram a ser usados ​​para controlar grandes sistemas de automação. Nos anos 90, a tecnologia já permitia circuitos e computadores com alta capacidade de processamento, gerando sistemas de automação mais eficientes, rápidos e confiáveis. 

Atualmente, os processos de automação já fazem parte do nosso cotidiano, mesmo dentro de nossas casas, onde temos sensores que regulam a temperatura do ar condicionado, despertadores programados para tocar em horários pré-definidos e uma infinidade de dispositivos inteligentes conectados.

Nas empresas não é diferente. Os computadores são a principal base da automação industrial contemporânea. As redes utilizadas na indústria nasceram da necessidade de comunicação entre diferentes dispositivos e sistemas. Aliados aos computadores estão os robôs, cada vez mais presentes na produção industrial, garantindo mais velocidade e segurança na produção.

Além disso, robôs e humanos trabalham de mãos dadas e possibilitam a ampliação de conhecimento. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, que aponta que o futuro do trabalho está na união entre humanos e máquinas, e não na disputa entre eles.

Vantagens – Como a automação pode beneficiar a indústria

Os investimentos em processos mais automatizados proporcionam vantagens competitivas para a indústria e a principal delas é o ganho de produtividade. Desta forma, os profissionais trabalham de maneira mais inteligente e menos mecânica. Os custos também são inferiores analisando a longo prazo, porque o índice de erros em processos industriais é praticamente nulo e as matérias-primas são melhor aproveitadas.

Por tudo isso, a indústria que deseja estar à frente em produtividade e velocidade na entrega de seus produtos deve se programar e investir na automatização fabril e permanecer competitiva para o mercado cada vez mais exigente quanto a prazos e qualidade.

Compartilhe:

Outros artigos da DCTech:

Produtos por Marcas

Produtos por Linhas