Distribuidor Autorizado

Entenda um pouco mais sobre Acoplamentos Industriais

Componentes essenciais para o bom funcionamento e aumento da vida útil de um maquinário, os Acoplamentos Industriais são elementos mecânicos utilizados na transmissão de rotação e torque de máquinas rotativas. 

A principal função dos acoplamentos é fazer a ligação do eixo do motor para o equipamento que será acionado, transmitindo assim o torque e a rotação da linha motriz para o pino central. Além disso, eles também são responsáveis por absorver possíveis choques e pancadas provenientes da aplicação, além de acomodar desalinhamentos existentes entre as pontas de eixo.

Eles podem ser classificados entre rígidos e flexíveis, sendo que o primeiro é utilizado em situações quando a montagem não permite movimentação entre as peças. Os principais modelos de acoplamentos rígidos são: com flanges e flanges aparafusadas.

A utilização do flexível é verificada quando se quer evitar movimentos bruscos, pois permitem maior suavidade na transmissão do torque. São ideais para indústrias no acionamento de eixos, pois são torcionalmente flexíveis. Ou seja, compensam todos os desalinhamentos possíveis. Sendo assim, permitem compensar quatro tipos de falta de alinhamento: angular, deslocamento, a combinação dos dois e movimento axial.

Dos mais simples aos mais complexos, a utilização dos acoplamentos industriais é comum em, praticamente, todos os segmentos da indústria. Os ramos mais tradicionais são: mineração, siderurgia, metalurgia, alimentício, petroquímico, sucroenergético e agronegócio.  Nas fábricas desses setores encontramos maquinários como agitadores, elevadores de carga, transportadores de correia, compressores, extrusoras, máquinas de embalagens, entre outras.

Sendo assim, podemos utilizar um acoplamento sempre que for preciso transmitir força de uma linha motriz para um movido; conectar dois segmentos construídos de forma independente, como a saída de um gerador e sua conexão a um motor; prover segurança contra sobrecargas de torque ou de transmissão de potência; criar maior adaptabilidade durante a transmissão de potência quando houver limitação de espaço; e reduzir a transmissão de cargas de choques entre os eixos.

QUAIS ACOPLAMENTOS INDUSTRIAIS DEVEMOS USAR

Há cinco informações fundamentais para considerar na hora de fazer o dimensionamento de seu acoplamento, como potência do motor, RPM (no ponto do acoplamento), tamanhos de eixo e chaveta, separação do pino (distância entre as extremidades), tipo de equipamento acionado (bomba, esteira transportadora, etc.).

DCTECH E R+W

A DCTech Systems oferece uma ampla variedade de produtos de acoplamentos industriais de precisão, da empresa alemã R+W, que podem ser utilizados em diversos tipos de maquinários industriais.

Produzidos com materiais de excelente qualidade, os equipamentos acoplamentos R+W são fabricados para serem livres de folga e não precisarem de manutenção. Indicados para transmissões industriais, garantem um movimento de alto desempenho, além de transmissão segura e confiável, com alta densidade de torque e transferência de forças extremas e perdas de potência mínima.

Veja alguns dos modelos R+W que podem ser encontrados na DCTech Systems:
Acoplamentos de Elastômero;

Acoplamentos de Fole;

Acoplamentos de Lâminas;

Acoplamentos Linares;

Limitadores de Torque.

Para uma transmissão confiável na indústria e transferência de torques extremos com perdas de potência mínimas, utilize os sistemas de acoplamento da R+W.

Fale com os especialistas da DCTech que iremos de ajudar a solucionar sua necessidade. (11) 4070-6444

Compartilhe:

Outros artigos da DCTech:

Produtos por Marcas

Produtos por Linhas