Por Raphael Lisa / Coordenador Técnico Eletrônico / Publicado em 17/02/2022

Termo comumente utilizado por robotistas e profissionais da área de automação industrial. TCP é uma abreviação da língua inglesa para Tool Center Point, em português Ponto Central da Ferramenta.
Muitos não sabem, mas os robôs não vêm com uma ferramenta acoplada no flange. Essa é inserida posteriormente e sua escolha depende do tipo de aplicação a ser executada pelo robô. Entre as possíveis, estão:

Algumas características podem influenciar diretamente os resultados de exatidão do robô, uma delas é o método do TCP, através dele o robô terá a referência precisa da posição e orientação da ferramenta que ele irá manipular, lhe permitindo ser capaz de realizar tarefas com alto desempenho.
Cada fabricante possui uma metodologia para transferir o TCP, da flange do robô, para a ponta da ferramenta. Por boa prática é necessário realizar o TCP da ferramenta utilizada antes da programação, para que a execução dos movimentos seja mais precisa, sendo assim toda a trajetória executada pelo robô será executada em função do TCP.
Abaixo alguns exemplos de pontos de TCP:

Como realizar TCP no robô colaborativo Elite?

É necessário a criação de 7 pontos, como ilustrado na tela acima. Após o posicionamento da ferramenta no ponto desejado, deve-se selecionar a opção “Recoding Point”. Ao final de todas as gravações, basta clicar em “Calculation”.
Observe no vídeo abaixo o que é o TCP na prática.